quinta-feira, 11 de julho de 2013

TÊNIS

Tênis, onde tudo começou

Patrícia Flor - Hortolândia/SP - 05/11/2010  0 comentários


História do esporte
 A história do tênis é um conto longo e cheio de história. Ela começa com os monges franceses do século 11 usando as mãos para bater uma bola feita de madeira ou corda envolta em couro sobre uma corda amarrada em um pátio. Alguns até acham que a história do tênis pode ter começado bem antes, na Grécia ou no Egito antigo. É possível, porém, que toda civilização primitiva tinha um jogo que parecia de tênis. Os franceses a obter o máximo do crédito, possivelmente por causa da sua bela língua. De fato, "tênis" vem do verbo francês tenez, que quando usado para "Eu estou a ponto de servir", é o equivalente de tênis para golfe "frente!" Como o jogo ficou cada vez mais popular entre os monges, a realeza francesa tomou conhecimento. Eles começaram a aprender o jogo dos monges, e até o final do século 13, a popularidade decolou.

Em meados de 1800, dois homens inventaram um jogo chamado pelota, que envolveu raquetes. Esses homens, juntamente com dois médicos, fundaram o primeiro clube de tênis em 1872. O primeiro torneio de tênis oficial foi realizado 12 anos depois, no Reino Unido.

 O Tênis está entre os esportes jogados nos primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896. Depois de uma pausa, o tênis olímpico tornou-se uma parte permanente dos Jogos Olímpicos. O esporte continuou a ser uma parte das Olimpíadas até 1922, quando o tênis foi removido devido a controvérsias envolvendo jogadores de tênis. O esporte foi readmitido para os Jogos Olímpicos em 1988 e desde então tem sido destaque nos Jogos.

Como o tênis feminino evoluiu
Em 1884, pela primeira vez as mulheres participaram de um jogo de tênis em Wimbledon (o mais tradicional torneio de tênis do mundo), 13 mulheres competiram. Duas irmãs se enfrentaram para o troféu final, Maud Watson e sua irmã Lilian, Maud ganhou. A lista de campeão até 1900 incluía Blanche Bingley e Lottie Dod. As duplas do campeonato começaram em 1899.

A deputada Lambert Chambers tornou-se a maior campeão de tênis antes da I Guerra Mundial, com sete títulos individuais.

 A WTA (Women's Tennis Association) inaugurou o campeonato feminino em 1887. O torneio foi realizado na Filadélfia até que o movimento foi para Forest Hills em 1921. Os campeões de 1887-1933 incluem Juliet Atkinson, Bessie Moore, Hazel Hotchkiss, Bjurstedt Molla Mallory, e Helen Wills Moody que jogou entre 1923 e 1933, conquistando sete títulos mundiais e terminando como vice-campeãs duas vezes.

Tênis: Esporte de concentração

Patrícia Flor - Hortolândia/SP - 05/11/2010  2 comentários


Em geral, o tênis é bom para o bem-estar que beneficia não só o corpo, mas também a mente. Assim há muitos benefícios em jogar tênis, mas a pura diversão é algo que você tem que experimentar por si mesmo. Você não tem que ser um Guga ou um Fernando Meligeni para atingir isso. Você nunca é velho demais ou jovem demais para assumir esse esporte. O tênis é também onde você pode conhecer pessoas e fazer novos amigos.

O tênis é um jogo simples que envolvem dois ou quatro jogadores competindo uns contra os outros. Os equipamentos principais são a raquete e a bola. O objetivo das duas (equipes / jogadores) é bater a bola de tênis dentro da quadra de tênis de uma maneira que o adversário não é capaz de devolvê-lo. No Brasil, o esporte é dirigido pela Confederação Brasileira de Tênis e tem federações especializadas em vários Estados.

Segundo Telmo Bahia Carvalho, Mestre em Performance Humana e Educador físico, atletas devem seguir alguns fundamentos  importantes na pratica do tênis ’’ Ter um bom fundamento ou gesto técnico, que o atleta desenvolve com muita prática e orientação de um professor,condicionamento físico específico, que envolve muita velocidade de deslocamento  associada a força rápida das rebatida e  Inteligência Tática ao  entender o jogo e sua lógica estratégica, isso é, como ganhar pontos com menos esforço’’ explica Telmo.

O tênis é um esporte jogado por pessoas de todas as origens em países de todo o mundo e todos são aceitos nessa modalidade. O Professor Telmo afirma que Crianças com cinco anos já podem iniciar com o mini tênis, “já vi adultos até 90 anos jogando, cadeirantes, portadores de necessidades especiais também, é possível adaptando regras e material. ’’ orienta Telmo.

Atenção nas regras básicas do tênis
O jogo de tênis exige concentração, que com a prática tende a se tornar um hábito. Algumas regras que o jogador precisa estar familiarizado antes de começar a jogar:


Confira a entrevista com Fernando Meligeni falando sobre sua carreira e o tênis.
Set: é o nome dado à divisão de uma partida de tênis, composta por vários games.

Normalmente, um set se finaliza com seis games vencidos por um dos lados, com diferença mínima de dois games. Havendo empate em 5-5, o set continuará até um desempate em 7-5. Persistindo o empate até 6-6 é jogado o tie-breaker, vencido por quem fizer 7 pontos corridos primeiro. Uma partida profissional e em certos casos amadoras, é geralmente decidida em melhor de três sets. Os maiores torneios profissionais (Grand-Slams e Copa Davis) são decididos em melhor de cinco sets.

Você perde pontos: Sacar na rede ou fora da zona de saque do adversário, nas duas tentativas. - Deixar a bola quicar por duas vezes seguidas na sua metade da quadra. Devolver a bola na rede. Devolver a bola fora dos limites determinados pelas linhas da quadra adversária.

Você ganha pontos: Sua bola de saque ou golpe não for devolvida pelo adversário- O adversário cometer qualquer das falhas listadas no item anterior.
A primeira pessoa a ganhar seis games ganha um set, mas apenas se eles estão liderando por dois jogos claros.

Isso significa que se o seu adversário ganha cinco jogos, você deve vencer o set 7-5, ou jogar um tie-break, se o score do jogo atingir todos os seis.

Tiebreak: A disputa de sets no tie-break foi incluída recentemente no tênis, para facilitar a transmissão de jogos pela televisão (já que sem o tie-break, o jogo pode ficar muito longo). No tiebreak, vence o jogador que fizer sete pontos primeiro. Em caso de empate no 6X6, vence o jogador que fizer dois pontos de diferença primeiro.

O primeiro jogador a sacar, saca somente uma vez e cede logo em seguida o serviço para o adversário. A partir daí, cada jogador sacará duas vezes até a soma dos pontos dos mesmos resultar em 6. Quando a soma resulta em 6, os jogadores trocam de lado na quadra (sem descanso) e o tenista que sacava antes da virada, continua sacando a sua segunda vez e cede logo em seguida o saque para o adversário (exatamente o que acontecia antes da virada). Essa virada ocorre em todas as somas múltiplas de 6. Um detalhe importante, é que no primeiro ponto do tiebreak, o jogador deve começar sacando da direita e a partir daí, todos os jogadores devem começar a sacar da esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário