quinta-feira, 11 de julho de 2013

O JOGO DE DAMAS/HISTÓRIA E REGRAS

Jogo de damas nos leva a uma viagem de séculos

Patrícia Flor - Hortolândia/SP - 26/11/2010

O objetivo capturar ou imobilizar as peças do adversário
O objetivo capturar ou imobilizar as peças do adversário
Como diria o enxadrista Emmanuel Lasker, "o jogo de damas é a mãe do xadrez, e uma mãe digna”. Logo, o jogo de damas se tornou muito especial no esporte. damas é muito popular, e as pessoas em todo o mundo desempenham diferentes versões do jogo para se divertir, reforçar os seus poderes de lógica ou simplesmente desfrutar seu tempo em qualidade de vida, e jogar um bom jogo em casa com a família.

Damas é jogado em um tabuleiro composto de quadrados, igual ao do xadrez, as peças do gamão e os movimentos do alquerque. Pode-se jogar com 64 casas ou 100 casas. Geralmente cada país possui uma regra diferenciada, assim não há uma única regra internacional.

Eles estão dispostos em oito colunas e oito linhas e são jogadas entre dois jogadores. Cada jogador recebe doze peças planas em forma de disco que são colocados nos quadrados pretos. As peças de cores mais escuras são geralmente designados pretos, e a cor mais clara é designado branco. A peça preta move-se sempre em primeiro lugar. Há alguma vantagem para mover primeiro, mas no nível iniciante, é muito leve.

Segundo o árbitro Internacional de damas, e diretor de arbitragem da Confederação Brasileira, Édson Nogueira Duarte, o preparo do jogador é muito importante “O ideal é começar no jogo de damas, junto com a formação escolar, no jardim de infância, os benefícios para um atleta de jogo de damas são vários, que irão ajudar em suas atividades na vida” explica Édson.

Para o diretor, os benefícios em jogar damas são, o raciocínio lógico, reflexo, capacidade de cálculo e capacidade de memorização “A pessoa que joga damas passa a fazer exercício de tomada de decisão em tudo que vai fazer na vida”  continua o árbitro  “ Pois o jogo de damas lhe ensina isto,  durante uma partida terá que fazer uma análise antes de cada lance que vai fazer, esta análise consiste em calcular a posição inicial, decidir o a lance a ser feito e analisar a posição após este lance” define Édson.

Jogando damas
01 tabuleiro de xadrez (8x8)
12 peças claras
12 peças escuras

Objetivo
Capturar ou imobilizar todas as peças do adversário.
 
Preparação
O tabuleiro é posicionado de modo que cada jogador tenha uma casa clara na quina direita. Cada jogador coloca suas peças nas casas pretas das primeiras 3 linhas do tabuleiro. O jogador com peças escuras começa.

Movimentação do jogo
As jogadas são alternadas. Deve-se mover uma peça por jogada, em diagonal e para frente, para uma casa adjacente. Só as casas pretas são usadas e não é permitido recuar peças. Uma casa só pode ser ocupada por uma peça de cada vez.

Capturando seu adversário
A captura é feita quando uma peça pula sobre uma peça adversária que esteja em uma casa adjacente a ela, e pára na casa seguinte a ela. Ela pode na seqüência continuar pulando outras peças a fim de capturá-las. A jogada termina quando ela não tiver mais peças adversárias para pular.

Note que o primeiro movimento de captura deve ser sempre para frente, mas a partir daí é permitido na mesma seqüência capturar também para trás.

As peças capturadas são retiradas do tabuleiro.
A captura é obrigatória, isto é, sempre que uma peça tem condições de fazer uma captura, deve fazê-la.

Promoção
Se uma peça alcança a última linha, ela se torna uma dama. Para marcar a promoção, costuma-se colocar uma segunda peça sobre a peça promovida. Várias peças podem ser promovidas na mesma partida.
Uma dama pode se mover tanto para frente como para trás.

Final de Partida

A partida termina quando um dos jogadores não tiver mais peças ou não puder mover nenhuma de suas peças. O outro jogador é declarado vencedor.

O jogo também termina se um dos jogadores, acreditando não ter mais condições de vitória, abandona a partida.

É ainda possível que os dois jogadores, de comum acordo, decidam parar a partida e considerar o resultado como empate.

História e as regras do jogo de damas

Patrícia Flor - Hortolândia/SP - 26/11/2010  7 comentários

Crédito: Confederação Brasileira de damas
Crédito: Confederação Brasileira de damas
A história do jogo de damas

Embora a maioria das pessoas não saiba, o jogo que conhecemos hoje como damas tem uma longa história. Do antigo Egito à sua própria sala de estar, damas manteve-se como um passatempo popular para a maioria dos registros históricos.

O jogo de tabuleiro chamado "damas" na América do Norte e na Europa é um dos jogos mais antigos conhecidos pelo homem. A história do jogo de damas pode ser rastreada até o berço da civilização, onde os vestígios da mais antiga forma de jogo foram descobertos em uma escavação arqueológica na antiga cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia, que agora é atual Iraque.  Ninguém tem certeza das regras exatas do jogo, que foi datado de carbono em 3000 aC .Um jogo semelhante com um tabuleiro de 5x5, chamado Alquerque é conhecida por ter existido no Egito antigo, já em 1400 aC.

Esta versão egípcia era tão popular que o homem tocou para milhares de anos. Então, no ano de 1100, um francês inovou o jogo em um tabuleiro de xadrez e aumentou o número de peças para cada jogador. Este jogo modificado foi então chamado "Fierges" ou "Ferses", mas era mais apropriadamente chamado de "Le Jeu Plaisant De Dames", porque era considerado um jogo social das mulheres. Mais tarde, o jogo tornou-se mais desafiador, fazendo saltos obrigatórios e, portanto, esta nova versão foi denominada "Força Jeu".

Já em meados dos anos 1500, livros foram escritos sobre o jogo e em 1756, um matemático Inglês escreveu um tratado sobre os projetos. Agora, com as suas próprias regras escritas, o jogo foi usado na Inglaterra, onde era conhecida como "damas". O jogo aumentou acentuadamente em popularidade como o passar dos anos. Em 1847 foi um ano importante na história do jogo de damas, quando o primeiro título foi dado. Em 1952 foi um ano marcante na história de damas com Arthur Samuel, ele criou o primeiro programa de damas usado por um computador. Gradualmente, esses programas de jogos foram melhorados com a velocidade do computador e aumentou suas capacidades. Hoje, programas de computador têm informações de base de dados que mostram todas as combinações possíveis ao movimento de 10 peças, que permanecem no tabuleiro. damas entrou em praticamente todos os lares através da Internet.

Segundo a Confederação Brasileira de damas com a transferência da Corte Real, em 1806, para o Brasil, D. João VI trouxe o primeiro livro de jogo de damas para nosso país. Trata-se do livro de Juan Canalejas, “Libro del Juego de las damas”, publicado em Barcelona,  Espanha em 1650.Este livro encontra-se na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Devido à influência da Corte Real, que se instalou no Rio de Janeiro, foi aí que o jogo de damas começou a se desenvolver em nosso país. São Luís, capital do Estado do Maranhão, até hoje, é o único local no país onde se cultiva exclusivamente a damas internacional, tabuleiro de 100 casas. Isso se deve à influência das invasões francesas e holandesas naquela região.


Regras Oficiais do Jogo de damas 64 casas e 100 casas
 
  1. Objetivo: imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
  2. O Jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas ou de 100 casas, claras e escuras.
  3. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.
  4. O lance inicial cabe sempre ao jogador que estiver com as peças claras.
  5. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
  6. Quando a pedra atinge a última linha do tabuleiro, concluindo o lance na casas de coroação, ela é promovida à Dama.
  7. A Dama é uma peça de movimentos mais amplos.
  8. A Dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser.
  9. A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal não podem ser capturadas.
  10. A pedra captura a Dama e a Dama captura a pedra. Pedra e Dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
  11. A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário